Festival RTP da Canção 2017 | 1ª Semi-Final

fevereiro 22, 2017


Se pedissem-me para definir a 1ª Semi-final do Festival RTP da Canção 2017, num só palavra seria, DESILUSÃO (em letras grandes e garrafais). Quando em Janeiro, a estação pública portuguesa prometeu mudanças e inovação no festival, acreditei ingenuamente de que este ano seria diferente, teríamos um festival à altura de outros países. Mas estava redondamente enganado, o que canal conseguiu foi enterrar um dos grandes marcos da televisão portuguesa, com uma semi-fnal deprimente e insossa, que dava sonho ao telespectador .

Das 8 canções a concurso, apenas 3 safavam-se minimamente, o resto é melhor nem comentar. Na maioria canções depressivas, sendo uma delas cantada numa língua imaginária, porque nem era português nem inglês, sinceramente não se percebia nada do que cantarolavam. Enfim, o mais triste é constatar que numa gala que teve mais de uma hora "a encher chouriços", as melhores músicas eram as dos antigos festivais. Mas nem tudo foi mau, temos de ser positivos, saliento o palco e o óptimo grafismo, bem como o genérico (muito bem conseguido), só não gostei muito do logo, que poderia ser mais contemporâneo. 

Sinceramente não gostei de nenhuma das canções e muito menos vejo potencial em algumas delas na Eurovisão, mas por mim os quatro finalistas seriam: o Fernando Daniel (aqui), os Viva La Diva (aqui), o Salvador Sobral (aqui) e a Lisa Garden (aqui). Os resultados oficiais estão no site oficial do festival (aqui).

Paulo Faria

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ousei partilhar o meu descontentamento no facebook e quase me comeram vivo. Concordo a 100% contigo. Que vergonha de gala! A única inovação que vi foi no grafismo que está fantástico e moderno, tudo o resto é a mesma treta do costume. Enquanto o programa se mantiver na RTP é impossível evoluir. Aquela estação está claramente presa ao passado, e relembro que até há dois anos eles tinham como regra cantar-se sempre em português. Nem depois de 51 anos aprenderam que o que se quer são músicas "festivaleiras". Enfim!

    P.S.: Deviam era levar a Catarina Pereira que já foi 2x roubada da vitória.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me da Catarina Pereira, eram canções festivaleiras e orelhudas, ideais para a Eurovisão. E claro que teríamos mas hipóteses em inglês, mas a RTP nesse aspecto é muito conversadora e o júri não ajuda nada. Obrigado pela visita, Ricardo :)

      Eliminar