Festival RTP da Canção 2017 | Concorrentes - Parte II

fevereiro 18, 2017


Este é o segundo post que dedico ao Festival RTP da Canção 2017 (podem ver, aqui), amanhã realiza-se a primeira semi-final no Coliseu dos Recreios, em directo na RTP 1 às 21.15h. O festival foi renegado para segundo plano nos últimos anos, provocando o desinteresse geral dos telespectadores, mas este o canal público está empenhado em mudar as coisas. 

Na outra publicação identifiquei alguns bons candidatos à vitória final, vamos lá aos outros quatro.

Viva La Diva


Um grupo formando exclusivamente para o festival, os Viva La Diva (detesto o nome), são compostos pela Kika Cardoso e os contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira. A kika foi a grande vencedora do Factor X em 2014, versão portuguesa da SIC, uma grande voz e poderosa, as suas actuações foram sempre marcantes, como Hallelujah (aqui), Halo (aqui), Canção de Alterne (aqui) ou Because Of You (aqui).

Após o programa tem lançando alguns singles interessantes, como I Knew (aqui) ou Please Forgive Me (aqui), presentes na banda sonora das novelas Rainha das Flores (SIC) e A Impostora (TVI), respectivamente. Sobre os dois contratenores só encontrei um vídeo com qualidade (aqui).

David Gomes


O David Gomes foi um dos meus concorrentes preferidos da edição de 2016 do The Voice Portugal, a sua prova cega foi brilhante, interpretando Beyoncé com Crazy in Love (aqui). Começou por pertencer à equipa de Mariza Liz e acabou o programa com a mentora Aurea, muitas foram as óptimas performances do David, entre elas, Back to Black (aqui), Stay (aqui) ou Uptown Funk (aqui).

Começou desde miúdo, cantando no programa infantil, Uma Canção Para Ti (TVI) em 2009, um programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro, vencendo a final de 2009, com Chamar a Música de Sara Tavares (aqui).

Lena D'Água


Lena D'Água não precisa de apresentações, filha do futebolista José Águas (lenda do Benfica) e uma lenda do rock português. Foi a primeira mulher vocalista numa banda rock no nosso país, os Beatnicks (1976-1978), mas só alcançou a fama e o sucesso na banda Salada de Frutas, com o disco Sem Açúcar, onde constavam sucessos, como Shuy The Rock (aqui), Como Se Fosse Tua (aqui) ou Robot (aqui).

A solo lançou inúmeros hits, durante os anos 80, que ainda hoje são recordados por todos, como Demagogia (aqui), Perto de Ti (aqui), Sempre Que O Amor Me Quiser (aqui), Dou-te Um Doce (aqui) ou Vigaro Cá Vigaro Lá (aqui). Considero-a a nossa Rita Lee, é tão bom ver um dos grandes nomes da música portuguesa, participando no festival.

Beatriz Felício


Uma voz do fado, Beatriz Felício concorreu ao The Voice Portugal em 2015, destacou-se por cantar em português, Rosa Branca (aqui) ou Desfado (aqui), ou o emocionante No Teu Poema (aqui), foram algumas das melhores actuações da jovem cantora. Também participou do programa Uma Canção Para Ti em 2011, interpretando Amália Rodrigues (aqui).

O compositor da canção é um grande nome do fado, Jorge Fernando que já trabalhou com Mariza, Ana Moura, Camané, RodrigoAmália Rodrigues. Também já lançou singles em nome próprio, como Chuva (aqui), Desespero (aqui) ou a Valsa dos Amantes (aqui). Como curiosidade não é a primeira vez que participa no festival, em 1985 ficou em 2º lugar com a música Umbadá (aqui), um sucesso na época. 


Quais as vossas expectativas para o festival? Algum concorrente preferido?

Paulo Faria

You Might Also Like

0 comentários