Festival RTP da Canção 2017 | 2ª Semi-Final

março 05, 2017


Este post deveria ser publicado mais cedo, mas só consegui ver a 2ª semi-final do Festival RTP da Canção ontem à noite. Depois de uma semi-final sonolenta, monótona e deprimente, a RTP apresentou-nos uma semi-final mais animada e dinâmica, com canções mais festivaleiras. Aliás o meu cérebro já pressionou delete na 1ª semi-final (minha opinião, aqui), fingindo que nada aconteceu naquela trágica noite de domingo.

Pelo menos 4 canções, do lote de 8 concorrentes, poderiam representar Portugal em Kiev, mas somente uma teria hipótese de conseguir um bom resultado, na Eurovisão. Falo-vos da canção nº4, "Don't Walk Away" do Pedro Gonçalves (aqui), um pop contemporâneo ao gosto dos fãs eurovisivos, mas o grande trunfo é ser cantando em inglês. Sei que muitos não concordam que o país seja representado numa língua estrangeira, mas temos de ser realistas, o português não é uma língua relevante na Europa e o inglês abrange mais públicos.  Apenas dispensaria a dupla de dançarinos, não sei, mas algo ali não funciona e não conjuga com a música, também melhoraria o jogo de luzes em palco.

Além da canção nº4, por mim passariam à final o David Gomes (aqui), a Celina da Piedade (aqui) e o Jorge Benvinda (aqui). Não escolhi apenas pelo meu gosto pessoal, mas também pensando no que poderia resultar lá fora, algo que o júri dos anos 70 que a RTP escolheu, não pensou.  Por exemplo não gosto de folclore ou sons tradicionais, mas está comprovando que dão pontos, as nossas melhores pontuações são do género, como em 1971 com a Tonicha (9º lugar, aqui), em 1996 com a Lúcia Moniz (6º lugar, aqui) ou recentemente, em 2009 com os Flor-de-Lis (8º lugar na semi-final, aqui).

Hoje é o grande dia da decisão final, vamos aguardar e torcer para com a ajuda do público (com o júri distrital não podemos contar), pela primeira vez, Portugal seja representado em inglês e com um tema genuinamente pop e actual. Para semana, analisarei cada um dos 8 concorrentes e claro o vencedor, bem como, os aspectos técnicos da grande final.


Gostaram da 2ª semi-final? Preferem em português ou em inglês?

Paulo Faria

You Might Also Like

0 comentários