I Like Madeira | Porto da Cruz

abril 28, 2017


Para segundo post do I Like Madeira, escolhi uma das vilas mais bonitas e envolventes da ilha, o Porto da Cruz. Fica situado na costa norte, no concelho de Machico e é um lugar enigmático banhado pelo Atlântico e cercado por imponentes montanhas, como a Penha de Águia. Foi a primeira povoação a norte do arquipélago, aquando da descoberta da Madeira em 1419, sendo erguido no porto uma cruz de paus retirados da ribeira, daí o seu nome.

Este paraíso a beira-mar é procurado por surfistas locais e estrangeiros, a fama das suas ondas já viajaram mundo e hoje é um dos pólos do Surf na Madeira. As praias ao longo da vila, são de ondulação forte, como a praia de areia negra da Alagoa. Para os mais receosos, podem desfrutar da piscina e do sol no Complexo Balnear.


Uma vila calma e sossegada, onde podemos desfrutar da natureza em pleno, do mar à montanha. Sugiro as caminhadas pela levadas do Larano ou Castelejo na zona das Refertas, uma aventura pela flora e fauna endémica da ilha, desbravando por caminhos sinuosos das montanhas ao redor do vilarejo. Observando os terrenos agrícolas e as árvores típicas da ilha, como o barbusano, o loureiro ou o azevinho.

Na vila podem visitar o Museu do Engenho Velho, onde produziam o mel de cana de açúcar e o famoso aguardente de cana, utilizado na famosa poncha madeirense. Recomendo ainda provarem o vinho americano, originário da casta de uva americana, umas bebidas típicas da vila e para o almoço, um bom picado madeirense. Como fica distante do Funchal, aconselho o aluguer de um automóvel, para quem gosta de aventurar-se e não tem medo de longas distâncias (como eu haha), sugiro o autocarro, a viagem é cansativa mas compensa pela beleza das paisagens, ao longo do caminho.


Agora desfrutem das fotografias, deste paraíso na costa norte da Madeira.




















Conhecem o Porto da Cruz? Já visitaram a ilha?

Paulo Faria






You Might Also Like

2 comentários

  1. Nunca saí do Brasil, mas tenho muita vontade de conhecer a Europa, Portugal poderia ser um bom ponto de partida nessa aventura <3

    Garota do 330

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Portugal é lindo de norte a sul, mas aconselho também as ilhas dos Açores e da Madeira (claro), são paraísos a meio do Atlântico :) Obrigado pela visita, Vaneza :)

      Eliminar