The Evil Dead | A Noite dos Mortos-Vivos

abril 29, 2017


The Evil Dead (trailer, aqui) é um dos clássicos do terror, com roteiro e direcção de Sam Raimi (Spider Man). Tudo começa quando 5 jovens decidem passar uns dias numa casa no meio da floresta, um lugar isolado e quase inacessível. Lá encontram uma cassete com orações e invocações profanas, por curiosidade ouvem-na, sem terem consciência que estão libertando demónios e espíritos malignos. Aos poucos cada membro do grupo irá sofrer as consequências, revelando-se numa das noites mais sangrentas do cinema americano.


As filmagens decorreram mesmo numa casa abandonada a meio da floresta, um lugar sinistro e aterrorizante, o que tornaram as gravações ainda mais difíceis para o elenco e produção. Apesar do baixo orçamento, o filme foi um sucesso de crítica e de público a nível internacional, impulsionado pela apresentação no Festival de Cannes em 1982. Censurado e banido em alguns países da Europa, como a Alemanha, por causa das cenas de violação e violência, o que não impediu-o de virar um filme cult

Com um elenco pequeno e rotulado pela saga, com nomes como Bruce Campbell (Ash vs Evil Dead), Ellen Sandweiss (Oz the Great and Powerful), Richard DeManincor, Betsy Baker (Lake Eerie) e Theresa Tilly (American Fable). A Ellen como Cheryl  e a Betsy como Linda são sem dúvida as melhores prestações do filme, sobrepondo-se ao restante elenco, aliás as cenas da Linda são icónicas e inesquecíveis


Com uma direcção inovadora, criativa, arrebatadora, fascinante e envolvente de Sam Raimi, o pai do terror trash, conseguiu criar uma nova forma de ver o horror no cinema, sem medo de chocar, sem tabus e sem filtros, abusando do sangue e do susto. Com o baixo orçamento e livre dos padrões dos grandes estúdios de cinema, conseguiu criar uma das cenas mais simbólicas do cinema de terror, a violação da Cheryl na floresta, qualquer fã do género menciona-la no seu top 10. Para os padrões de hoje tanto a maquilhagem e os efeitos especiais são péssimos e risíveis, mas para o início da década de 80, era algo arrojado e ousado, eu diria revolucionário para a época.   


É um dos meus filmes preferidos de terror, sou de uma geração que cresceu vendo os grandes clássicos do terror, tinha o quarto repleto de posters e ainda tenho o poster de The Evil Dead, mas numa moldura, uma recriação da minha autoria (a imagem do título deste post, é uma parte desse cartaz). O filme teve duas continuações, Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992), em 2013 foi lançado o remake, Evil Dead sem o mesmo impacto do original. Mas recomendo-vos a deliciosa Ash vs Evil Dead, uma série da Starz com Bruce Campbell (do elenco original) e Lucy Lawless (Xena: Warrior Princess) nos principais papeis. 


Já viram o filme? Gostam da saga?

Classificação IMDb: 7.6
Classificação do Blog: 9

Paulo Faria

You Might Also Like

2 comentários

  1. Cool post ! I like your blog <3
    I'd be happy blogging friendship and mutual subscription ♥ (I subscribed to your blogger)
    Julia Shkvo

    ResponderEliminar