Eurovision 2017 | Somos todos Salvador

maio 14, 2017


Escrevo este post ainda muito emocionado e em êxtase, ainda com as mãos a tremer, sou fã da Eurovisão desde criança, ainda lembro-me de cantarolar o "Conquistador" dos Da Vinci e o "Amor D'Água Fresca" da Dina, com a adolescência passei a viver intensamente o festival, sempre com a pequena esperança de um dia ouvir: "The winner is Portugal". E foi preciso esperar pelos 29 anos para ouvir esta frase maravilhosa, confesso que era um sonho utópico e quase inatingível, finalmente orgulho-me de dizer que depois de quase 50 participações, Portugal ganhou o maior festival de música da Europa. 

Quando o Salvador Sobral ganhou o Festival RTP da Canção em Março, confesso que torci o nariz e não gostei nada da canção, pensei logo que não iria agradar a Europa por não ser festivaleira, nunca duvidei da voz nem do lindo poema da Luísa Sobral, mas tanto o estilo musical como a performance diferente do Salvador, não convenciam-me. Aos poucos rendi-me à grande "Amar Pelos Dois", é daquelas canções que não gostamos à primeira, primeiro estranha-se e depois entranha-se, como diz o povo e com razão, a interpretação é única e arrepiante. Poucas vezes emocionei-me tanto ao ouvir uma canção, é brilhante o quanto a presença do Salvador ilumina aquele palco no meio do público, foi sem dúvida a melhor apresentação de Portugal e da Eurovisão 2017

Uma vitória para os manos Sobral e uma chapada de luva branca a todos que duvidaram do poder da verdadeira música (mea culpa) e sem dúvida uma vitória para a música portuguesa cantada na língua de Camões. Esta música noutra língua qualquer perderia a magia e o encanto, a nossa língua tão bela deu-lhe um toque especial e único, é lindo ver pessoas que não entendem nada da letra a chorarem, esse é o verdadeiro poder da música. Eu que defendia uma participação portuguesa em inglês, aprendi uma lição, a música é universal e não tem barreiras linguísticas, quando se é verdadeiro basta cantar com coração para passar a mensagem.

P.S. Se isto é um sonho, please não me acordem haha


"Vivemos num mundo de música descartável, música fast food, sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória para a música, de pessoas que fazem música que significa algo. Música não é fogo de artificio, música é sentimento. Vamos tentar mudar isso e trazer a música de volta ao que realmente importa".

Salvador Sobral 







Obrigado Salvador e Luísa! Obrigado RTP! Obrigado Portugal e Viva à música portuguesa! E Viva ao Benfica haha!

Paulo Faria

You Might Also Like

2 comentários

  1. Bom tema! Não sou da sua opinião, ainda assim foi bem argumentada. Por acaso escrevi sobre os irmãos Sobral no meu blog também.
    Pode ver aqui:

    http://umaquestaodeespaco.blogspot.pt/2017/05/o-poder-dos-irmaos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ter opiniões diferentes :) Obrigado pelo comentário, Miguel :)

      Eliminar